A jornalista Luana Lima, de Parnaíba, registrou na última sexta-feira (09), Boletim de Ocorrência contra o também jornalista Tony Trindade, o acusando do crime de calúnia contra ela e Erlan Bastos. As investigações conduzidas pela 1ª Delegacia Seccional de Parnaíba apontaram que um dos perfis no Instagram utilizados nos ataques é de Tony. Já o outro é de Dalva Gabrielly.
Segundo o relato do Boletim de Ocorrência, Luana Lima denunciou ter sido vítima de calúnia junto com o jornalista Erlan Bastos por duas páginas no Instagram denominadas @abaixohaters e @valeriafontenelesantos.
No relato, a jornalista diz que as duas páginas a acusaram de fazer conluio com Erlan Bastos e o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (Progressistas) para promover ataques contra a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas).
Relatório técnico
Um relatório técnico da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí revelou que o número de telefone indicado pelo titular da conta @valeriafontenelesantos pertence a Dalva Gabrielly Serejo de Oliveira. Já o número vinculado ao perfil @abaixohaters é do jornalista Tony Trindade.
Por meio de nota, os advogados do jornalista Erlan Bastos ressaltaram que estão adotando todas as medidas cabíveis relacionadas ao caso. “O jornalista Erlan Bastos tem sido alvo de criminosa campanha de difamação online, com perfis falsos usados para disseminar mentiras e crimes visando macular sua honra, conforme detalhada investigação conduzida pela Polícia Civil”, diz o pronunciamento.
Leia a nota dos advogados de Erlan Bastos:
Nos últimos dias, o jornalista Erlan Bastos tem sido alvo de criminosa campanha de difamação online, com perfis falsos usados para disseminar mentiras e crimes visando macular sua honra, conforme detalhada investigação conduzida pela Polícia Civil/PI (BO 73823/2025) identificou os responsáveis, Tony Trindade (ltamir J.S.T.) pelo perfil @abaixohaters e Dalva G.S. Oliveira pelo @valeriafontenelesantos, a investigação concluiu que os perfis foram usados para calúnia, difamação, injúria e falsidade ideológica contra o comunicador.
Diante da gravidade destes fatos e da flagrante tentativa de intimidar e silenciar a atuação jornalística de Erlan Bastos, os escritórios Belarmino Sociedade de Advogados e Dellano Sousa Advogados foram constituídos para representá-lo e adotar todas as medidas legais cabíveis, tanto na esfera cível quanto na criminal.
Reiteramos que internet não um território sem lei e a liberdade de expressão, direito fundamental, não pode ser deturpada para acobertar a prática de crimes. A disseminação deliberada de informações falsas, a criação de identidades fictícias para atacar terceiros e a tentativa de destruir reputações são condutas graves que extrapolam os limites do debate público e configuram atos ilícitos passiveis de severa responsabilização.
Acreditamos na Justiça e estamos empenhados para que verdade prevaleça e a integridade de Erlan Bastos seja plenamente restabelecida e defendida.
Teresina, 10 de maio de 2025
Antônio Belarmino Júnior
Dellano Sousa e Silva
Glauber Guilherme Belarmino
Caio Eduardo Belarmino
Luís Eduardo Belarmino
Outro lado
Tony Trindade preferiu não se pronunciar sobre a denúncia de calúnia. “Só respondo ao prefeito da cidade. Não trato sobre os seus contratados. Qualquer um pode fazer Boletim de Ocorrência, não é privativo. O Lupa1 segue denunciando desmandos na cidade, a partir de ações do prefeito”, disse o comunicador.