A Polícia Civil do Piauí concluiu o inquérito e indiciou cinco filhos pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz contra a própria mãe, uma idosa de 73 anos que enfrenta um câncer e sofre com convulsões. A vítima foi encontrada sozinha em uma casa no bairro Dirceu II, Zona Sudeste da capital, em condições deploráveis, após denúncias anônimas.
O resgate ocorreu no dia 2 de outubro, quando policiais da 8ª Delegacia Seccional encontraram a idosa em um imóvel sem portas, sem mobília, e sem energia elétrica, onde havia sido deixada há quase um mês, desde 12 de setembro.
A Degradação e o Histórico de Abandono
Segundo a delegada Amanda Bezerra, titular da delegacia, a relação familiar já era conturbada mesmo quando a idosa gozava de saúde. Com o avanço das doenças, sua debilitação levou a um progressivo abandono por parte dos filhos.
"A relação entre mãe e filhos não era boa enquanto ela era saudável. Ela morava com dois filhos enquanto tinha condições de sustentar a vida. Depois desse tempo, uma das filhas a levou para casa e cuidou por um ano e meio. Depois, ela foi entregue no escritório do irmão mais velho e deixada com ele," explicou a delegada.
O filho mais velho, que provia o sustento da mãe, foi quem a levou para a casa onde foi encontrada. De acordo com a investigação, o local estava extremamente sujo. Vizinhos, ouvidos durante o inquérito, relataram que tiveram que se mobilizar para limpar o imóvel.
A idosa, com dificuldades de locomoção, era auxiliada por vizinhos. Foi apurado que o filho mais velho pagava uma pessoa para levar alimentação, mas não havia cuidador. O único filho que aparecia ocasionalmente era o mais novo, usuário de drogas, contra quem a mãe possuía inclusive uma medida protetiva.
Indiciamento e Encaminhamento a Abrigo
Com o flagrante das condições em que a idosa se encontrava, a delegada solicitou à Justiça uma medida protetiva para a imediata transferência da vítima para uma casa de acolhimento. A solicitação foi acatada, e na última segunda-feira (6), a idosa foi encaminhada a um abrigo.
Todos os cinco filhos foram indiciados. A delegada enfatiza que "Todos os cinco sabiam da condição da mãe, como ela estava."
O filho mais velho foi indiciado pela ação direta do abandono, enquanto os outros quatro foram indiciados por omissão imprópria, caracterizada quando se tem o dever de agir e não o faz.
"Levantei a possibilidade do crime de tortura por causa do abandono e a condição, mas agora fica a cargo do Ministério Público a denúncia," concluiu a delegada Amanda Bezerra, destacando a gravidade do cenário encontrado pela Polícia Civil.