Boa noite, 15 de Outubro de 2025
PUBLICIDADE

Francês é Preso em Flagrante Tentando Registrar Diploma Falso de Medicina no CRM-PI

Publicado em: 14/10/2025 10:42 - Fonte: Redação Portal Destaque do Piauí/ Gerson Macedo

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante na manhã desta terça-feira (14), na sede do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), em Teresina, um homem de 37 anos que tentava obter registro profissional de médico com um diploma e histórico escolar falsos.

O suspeito, identificado como Philippe Carapeba Lundgaard – Jensen, que possui nacionalidades francesa, brasileira e dinamarquesa, informou que teria concluído o curso de Medicina na Universidade Uninta, em Fortaleza, Ceará.

A prisão ocorreu após a assessoria jurídica e os funcionários do CRM-PI, ao analisarem a documentação apresentada para a inscrição, desconfiarem da autenticidade do diploma. Segundo o Dr. João Moura Fé, presidente do Conselho, os procedimentos de registro são rigorosos e exigem uma série de documentos para coibir a atuação de falsários.

"Eles receberam os documentos, conforme o Manual de Procedimentos do Conselho Federal de Medicina, mas suspeitaram da autenticidade e veracidade do diploma", afirmou o presidente.

Para confirmar a suspeita, o CRM-PI encaminhou um ofício à Uninta. A instituição de ensino superior confirmou que Philippe Carapeba Lundgaard – Jensen nunca foi aluno da universidade e que os documentos eram falsos.

Diante da comprovação da fraude, o CRM-PI acionou a Polícia Federal, que prendeu o homem na própria sede do Conselho. O falso médico foi autuado pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso, conforme previstos no Código Penal Brasileiro.

Com Philippe foram apreendidos o diploma falsificado, a resposta oficial do centro universitário confirmando a irregularidade e um aparelho celular, que será periciado para buscar mais elementos de prova sobre o caso.

Este é o segundo caso de prisão por tentativa de exercício ilegal da profissão registrado dentro do CRM-PI. O Conselho reitera que, em casos suspeitos de atuação de falso médico, a população deve informar o órgão pelo telefone (86) 3216-6100.

PUBLICIDADE

Comentários





Portal Destaque do Piauí

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por
c2 tenologia web