Faltando poucos dias para o Dia de Finados, o movimento nos cemitérios de Teresina já começa a aumentar. Equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) intensificaram os trabalhos de limpeza e manutenção para receber os visitantes no próximo domingo, 2 de novembro.
De acordo com o superintendente executivo da SDU Sudeste, Davi Tajra, cerca de 50 trabalhadores estão atuando na capina, poda, varrição e recolhimento de lixo nos cemitérios da região.
“Nós estamos desde a segunda-feira com cerca de 50 homens trabalhando na capina, poda, varrição e recolhimento de lixo. A previsão é que o serviço seja concluído até o fim da semana, para receber entre seis e oito mil visitantes aqui no cemitério”, afirmou o gestor.
Apesar dos preparativos, a superlotação dos cemitérios de Teresina é um problema crescente. O Cemitério do Renascença, um dos maiores da zona Sudeste, já não possui mais vagas para novos sepultamentos.
“Hoje estamos sem vagas no cemitério do Renascença. Estamos tratando apenas de processos de perpetuidade”, destacou Davi Tajra.
A falta de espaço também dificulta a circulação entre os túmulos. Em alguns trechos, os antigos corredores foram tomados por novas sepulturas.
“Tá difícil de andar. Antigamente tinha caminho para gente passar, mas hoje colocaram sepulturas nesses locais. Eu tô com minha sogra, que é idosa, e fica complicado para ela se locomover”, relatou Sônia Maria Barros, visitante que possui entes queridos sepultados no cemitério do Renascença.
A Prefeitura de Teresina segue realizando o recadastramento dos jazigos e a informatização dos registros dos cemitérios. O objetivo é organizar o controle e liberar novas vagas de forma mais eficiente.
Atualmente, os únicos cemitérios com vagas disponíveis são o Gamboa, no Jacinta Andrade, zona Norte, e o Santa Mônica, no bairro Pedra Mole, zona Leste. Segundo o superintendente da SDU Leste, João Pádua, novos espaços já estão em fase de projeto.
“Nós temos dois cemitérios ainda com vagas: o Santa Mônica e o Gamboa. O prefeito de Teresina já determinou, e nós já estamos executando o projeto básico de um novo cemitério na zona Leste, na região da Socopo, e outro na zona Sudeste. Esses cemitérios devem ter os projetos concluídos e serem licitados no início do próximo ano. A previsão inicial é de cerca de 3 mil vagas em cada um”, concluiu.