A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prevê que as chuvas no Piauí comecem a se tornar mais regulares a partir do dia 15 de novembro. Segundo o órgão, a segunda quinzena do mês marca o início de uma tendência de aumento no volume de precipitações, que também devem se distribuir de forma mais equilibrada pelo território piauiense.
De acordo com a Semarh, esse período é considerado de transição entre a seca e o início da quadra chuvosa, caracterizando as chamadas chuvas pré-estação. Apesar da expectativa positiva, o estado ainda apresenta dois alertas meteorológicos: um de perigo devido à baixa umidade no extremo sudeste e outro de perigo potencial por baixa umidade na região norte.
Em áreas do sudoeste piauiense, há previsão de chuvas isoladas nos próximos dias. A secretaria destaca, porém, que o retorno das precipitações ainda será gradual.
Nos últimos meses, o Piauí registrou índices pluviométricos abaixo da média esperada, o que levou diversos municípios a decretarem situação de emergência por conta da seca prolongada. A expectativa agora é que as chuvas de novembro marquem o início da recuperação climática e ajudem a reduzir os impactos da estiagem em todo o estado.