O Programa Do Piauí Para o Mundo realiza, nesta quarta-feira (19), mais uma etapa de intercâmbio internacional ao enviar 15 estudantes e três professores da rede pública estadual para a China, onde permanecerão por 30 dias em atividades acadêmicas e culturais. O embarque está marcado para as 10h, no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina.
Durante o período no país asiático, os jovens participarão de estudos no Institute For Digital Economy & Artificial Systems (Digital Economy Research Center Of The Brics Innovation) – IDEAS, sediado em Xiamen. A instituição é referência em pesquisa, formação e cooperação internacional nas áreas de Economia Digital e Inteligência Artificial.
A delegação é composta por alunos dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Pinheiro Machado e Agnelo Pereira da Silva, de Teresina, e Florisa Silva, localizado no município de Bertolínia. Além da programação acadêmica, o grupo terá uma imersão cultural, com visitas a pontos turísticos e contato direto com a culinária e os costumes chineses.
“É uma revolução que está ocorrendo na escola pública do Piauí. Uma oportunidade transformadora que o intercâmbio educacional proporciona a esses jovens que irão à China aprender mais sobre programação, tecnologia, inteligência artificial, empreendedorismo, robótica, para que eles possam realizar os seus sonhos, de suas famílias e nos ajudem a construir um Piauí cada vez mais desenvolvido”, comemora o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
A viagem é totalmente financiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que cobre todos os custos de passagens, alimentação, hospedagem, seguro saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico.
Para 2025, o Programa Do Piauí Para o Mundo prevê o envio de 130 estudantes e 26 professores da rede estadual para intercâmbios em seis países: Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura. Os selecionados são vencedores da última edição do maior hackathon das escolas públicas do mundo.