Está marcado para o dia 12 de dezembro deste ano o julgamento, pelo Tribunal Popular do Júri, dos irmãos José Willians Magalhães Silva e Jhonattan Magalhães Duarte de Sousa, acusados da morte do idoso Miguel Ferreira de Matos, 68 anos, que foi espancado ao tentar impedir o roubo de uma ovelha.
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o caso ocorreu por volta das 16h40, quando a vítima estava em sua residência no Loteamento Verde Cap, na zona rural de Teresina, e percebeu que dois homens estavam roubando uma ovelha e fugiram em uma motocicleta.
A vítima pegou o carro e começou a seguir os dois suspeitos. Ao perceberem que estavam sendo acompanhados, eles soltaram a ovelha. A denúncia afirma que quando a vítima parou para recolher o animal, os criminosos retornaram na motocicleta e passaram a agredi-lo fisicamente. Eles teriam roubado documentos e dinheiro. A vítima chegou a ser socorrida por um morador, mas acabou morrendo.
O laudo de exame pericial cadavérico apontou como causa da morte choque hipovolêmico hemorrágico, em consequência de politraumatismo decorrente do espancamento.
Em depoimentos, José Willians e Jhonattan Magalhães afirmaram que estavam consumindo bebida alcoólica e, ao retornarem, decidiram pegar a ovelha. Eles disseram que, ao saírem do local, foram surpreendidos pela vítima que os perseguia e alegaram legítima defesa, afirmando que o idoso estaria armado. Disseram ainda que teriam tentado desarmar Miguel Ferreira e entraram em luta corporal, o que teria gerado as agressões. A suposta arma de fogo que seria da vítima não foi localizada.
Agora o julgamento foi marcado para o dia 12 de dezembro deste ano no 2º Tribunal do Júri da Comarca de Teresina, pela prática de homicídio qualificado, furto duplamente qualificado majorado e roubo majorado.