A Receita Federal emitiu um alerta nesta quinta-feira (27) sobre uma nova tentativa de golpe que está circulando. De acordo com o órgão, criminosos estão disparando mensagens falsas simulando comunicação oficial da Receita, com o objetivo de induzir contribuintes a pagar supostos débitos tributários, que não existem.
A nova modalidade foi notada pela Superintendência Regional da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, responsável pela administração tributária dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão.
De acordo com a Receita Federal, os golpistas atuam falsificando o endereço do remetente e modelos de documentos de arrecadação oficial. Eles notaram ainda que os fraudadores simulam plataformas de atendimento oficial.
As mensagens surgem com o remetente "Receita", endereços oficiais do órgão, e elementos visuais do do órgão e da plataforma gov.br. O alerta consta ainda que assinaturas falsas são inseridas nas mensagens golpistas.
Nas mensagens, os golpistas alertam que caso os supostos débitos não sejam quitados, serão encaminhados à Dívida Ativa da União, que é gerenciada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.