Um casal suspeito de integrar uma facção criminosa morreu na tarde desta terça-feira (13) após uma troca de tiros com policiais do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Os dois chegaram a ser socorridos e levados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiram aos ferimentos.
Segundo a Polícia Militar, os mortos foram identificados como Luan Araújo, conhecido como “VDL”, e Lariele Pereira, conhecida como “Alerquina”. Conforme a corporação, ambos possuíam mandados de prisão em aberto e eram investigados por envolvimento em crimes como homicídios, tráfico de drogas e ataques ligados à disputa por território entre facções criminosas na zona Norte de Teresina.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, a equipe realizava rondas na região quando localizou os suspeitos em imóveis abandonados, utilizados, segundo a corporação, como esconderijo para armas, drogas e produtos de crimes. Durante a tentativa de abordagem, houve troca de tiros.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, afirmou que os policiais tentaram realizar a prisão, mas os suspeitos reagiram.
“Eles tentaram fugir, foram cercados e, durante a tentativa de evasão, houve a troca de tiros. A guarnição reagiu para repelir a injusta agressão. Os dois foram alvejados, socorridos imediatamente, mas não resistiram”, explicou.
Ainda segundo o comandante, o casal possuía mandados de prisão em aberto e era apontado como responsável por ataques e homicídios relacionados à disputa por território na região Norte da capital. “Nossa missão é prender e entregar à Justiça. O monopólio da força é do Estado, e atuamos para preservar vidas e manter a ordem”, declarou.
O delegado Natan Cardoso, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que os dois já vinham sendo investigados por envolvimento em homicídios, incluindo a morte de Marcos Paulo, ocorrida em dezembro de 2025.
“Durante essa investigação, identificamos a participação do casal e representamos por medidas cautelares. Eles chegaram a ser procurados em uma operação conjunta, mas estavam fora do estado e permaneciam foragidos até retornarem ao Piauí. Na abordagem desta terça-feira, decidiram confrontar a polícia”, afirmou o delegado.
O comandante do Bepi, tenente-coronel Alves, detalhou que, no momento da ação, foram apreendidas duas armas de fogo. “Com o homem foi encontrada uma pistola, e com a mulher, um revólver calibre .38. Eles não obedeceram às ordens de rendição e efetuaram disparos contra os policiais, que reagiram para conter a agressão”, disse.
Segundo a Polícia Militar, o casal tinha histórico de atuação conjunta em crimes como roubos, tráfico de drogas e tentativas de homicídio, além de envolvimento direto na expansão de uma facção criminosa na zona Norte da capital.