Um foragido da Justiça do Piauí, por um crime de estupro de vulnerável cometido em Teresina em 2019, foi preso em São Paulo após trabalho integrado das forças de segurança dos dois estados. De acordo com o delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), o homem era procurado desde fevereiro de 2025, quando foi expedido mandado para o cumprimento da condenação de 10 anos e oito meses de prisão.
Ainda segundo a autoridade policial, o foragido foi localizado pela equipe de inteligência da PC-PI após renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo. “Encaminhamos essa informação para a Polícia Civil de São Paulo, que deu continuidade aos trabalhos. Com o auxílio do sistema de videomonitoramento Smart Sampa, ele foi localizado quando dava entrada, com um familiar, em uma UBS do bairro Cidade Tiradentes”, disse.
O Smart Sampa é um sistema de videomonitoramento semelhante ao Projeto Spia, implantado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) na capital do estado. A ferramenta conta com uma série de câmeras instaladas em vias públicas e equipamentos públicos, como escolas, unidades básicas de saúde e praças, que auxiliam tanto na captura de indivíduos quanto na investigação criminal.
“A identificação acontece praticamente de forma automática. A câmera captura o rosto das pessoas que passam e consulta o banco de dados para verificar se existe mandado de prisão em aberto. Uma vez identificado, o centro de comando é acionado imediatamente para o deslocamento da viatura e a realização da prisão”, explicou Yan Brayner, que destacou a importância tanto do sistema quanto da integração nacional das polícias.
“Essa integração, aliada ao uso da tecnologia e da inteligência policial, é fundamental. As organizações criminosas atuam em vários estados, e somente com esse trabalho conjunto conseguimos combater a criminalidade e garantir mais segurança para a população”, concluiu o diretor de Inteligência da PC-PI.