Bom dia, 21 de Janeiro de 2026
PUBLICIDADE

Polícia apreende 29 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular em União

Publicado em: 17/01/2026 09:35 - Fonte: Cidade Verde

29 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular foram apreendidas neste sábado (17), no município de União, a 59 km de Teresina. A operação foi realizada por equipes do Comando de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar, que atuavam em rondas nas zonas urbana e rural da cidade.

A fiscalização teve início após denúncias de crimes ambientais, entre eles o uso de armadilhas conhecidas como “tapagens”, estruturas colocadas em cursos d’água para facilitar a captura irregular de peixes. Durante o patrulhamento, os policiais localizaram e destruíram esse tipo de armadilha e encontraram aves silvestres sendo criadas sem autorização em residências da região.

Segundo o sargento César Gomes, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o deslocamento das equipes até o município ocorreu justamente para apurar o conjunto de denúncias recebidas.

“A gente foi averiguar denúncias sobre armadilhas do tipo tapagem e, durante o patrulhamento, também constatamos a criação irregular de aves em cativeiro em algumas residências da cidade”, explicou.

Das 29 aves apreendidas, 26 foram soltas no habitat natural logo após avaliação da equipe ambiental. Outras três, incluindo um papagaio, foram encaminhadas ao Batalhão de Polícia Ambiental, por necessitarem de cuidados e acompanhamento especializado.

De acordo com a Polícia Militar, os animais foram entregues de forma voluntária pelos responsáveis. Cerca de sete pessoas receberam orientações educativas sobre a legislação ambiental e as consequências legais da manutenção irregular de animais silvestres.

PUBLICIDADE

Comentários





Portal Destaque do Piauí

Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por
c2 tenologia web