Bom dia, 29 de Dezembro de 2025
PUBLICIDADE

Jornalismo, ponto e contraponto

Por: Marcos Lima

Instagram

Jornalista, documentarista e produtor cultural. Nesta coluna você encontra o jornalismo propriamente dito, como também o ponto e o contraponto dos fatos.

Documentário sobre a chegada das Irmãs Mínimas no Brasil é disponibilizado no YouTube


Data: 08/12/2025 20:23

Lançado no final de julho deste ano, já está disponível no YouTube o documentário que conta a chegada e a trajetória das Irmãs Mínimas do Sagrado Coração no Brasil. O filme reúne diversos depoimentos e registros históricos, trazendo relatos de pessoas que estiveram diretamente envolvidas na vinda das Irmãs Gabriela e Doralice, no final de 1979, e posteriormente das Irmãs Rosita e Evangelina — as primeiras freiras enviadas pela Congregação fundada pela Beata Madre Caiani, em Poggio a Caiano, na Itália.

Além dos relatos, registros fotográficos históricos das atividades desenvolvidas pelas irmãs ilustram o filme. Entre esses momentos, destaca-se o atendimento ambulatorial realizado por aquelas que tinham formação em enfermagem, em uma época em que a cidade de Dom Pedro — sede da primeira fraternidade da Congregação no Brasil — pouco oferecia na área da saúde. O impacto religioso e social das irmãs na comunidade local desde sua chegada até os dias atuais também ganha grande destaque na obra.

O média-metragem, com pouco mais de uma hora de duração, tornou-se viável por meio de edital da PNAB lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de Dom Pedro e foi gravado entre abril e junho de 2025, com orçamento reduzido e recursos técnicos limitados: utilizou-se apenas um microfone direcional, um equipamento de iluminação portátil e a captação de imagens foi feita por um aparelho iPhone XS. A única exceção foi a captação de imagens aéreas feitas por drone, operado por Daniel Prado — cineasta responsável pela edição do filme.

A direção, produção e roteiro são de Marcos Lima, jornalista dom-pedrense, que afirma estar aliviado: “Meta cumprida! A história da chegada das Irmãs Mínimas está devidamente documentada e salva, longe de se perder nos efeitos do tempo, que é implacável com tudo e com todos.”. O diretor também compartilhou uma novidade: a Agência Nacional de Cinema (Ancine) emitiu, em meados de novembro, o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) da obra audiovisual.

“Irmãs Mínimas: Chegada e Trajetória no Brasil” está disponível para ser assistido no YouTube por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=IFL84SKHUyE

 

Portal Destaque do Piauí

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por
c2 tenologia web