Marketing e Política
Data: 24/09/2025 23:18
Chegamos a mais uma quarta-feira e, confesso, diferente para mim. Não tive aula. Então me vi diante de um dilema: estudar para a prova de latim da sexta-feira (Domine Deus) ou assistir mais uma sessão ordinária em Aldeias Altas. Pois bem, escolhi a sessão. Sorte minha, foram apenas 50 minutos, porque os outros 25 se perderam em uma trilha sonora digna de novela das seis antes da transmissão começar.
A presidente da Câmara abriu os trabalhos com a expressão de quem claramente adoraria estar em qualquer outro lugar, menos ali. Parecia até um sacrifício conduzir a sessão. Enquanto isso, um dos vereadores, o da “bela cabeleira”, se deu ao luxo de faltar. Talvez cansado do dia de hoje, quando precisou aguentar o discurso do governador em visita à cidade vizinha Timon. Ah, o governador... esse anda de cima para baixo apresentando seu pré-candidato ao Palácio dos Leões, mas, claro, sem botar os pés nas nossas estradas aquelas crateras disfarçadas de asfalto que lembram um queijo suíço de desenho animado.
Voltando à sessão: nenhum projeto, nenhum requerimento, nada para discutir. Isso mesmo, depois de alguns edis participarem de um encontro de legisladores em Timon, voltaram com a bagagem vazia. Sobrou espaço, então, para discursos. E aí brilhou ou tentou o vereador Luciano.
Ele revelou, com um certo ar dramático, que poucas coisas o emocionam. Mas as palavras do governador... ah, essas sim, mexeram com seu coração! Eu, que assistia pasmo, quase soltei uma gargalhada. Disse ele resumidamente: “Eu sou um homem de pouca emoção, não é qualquer coisa que me emociona, mas fiquei entusiasmado com o governador do Estado, a maior autoridade deste estado, que veio conversar com os vereadores. Quero destacar a fala dele, quando disse que reconhece a importância do vereador, porque nós estamos na base. Isso é um reconhecimento. Ele falou de várias ações para o municipalismo, inclusive das caminhonetes que pretende doar para as Câmaras. Eu fiquei a pensar...”
Pois é. Quem estava em casa, como eu, talvez tenha sentido a mesma dúvida cruel: será que foi mesmo a fala do governador que emocionou o vereador, ou foi a promessa das caminhonetes que mexeu tanto com seus sentimentos? Imagino que até eu, que me considero frio, ficaria sensibilizado com uma 4x4 na porta da Câmara. Fiquei refletindo se não é justamente isso que falta para o atual prefeito conquistar o coração do nobre vereador: discursos cheios de tapinhas nas costas e agrados simbólicos. Quem sabe até uma chave de caminhonete de brinde.
Por fim, a vereadora Reneia encerrou a sessão lembrando que a função de um vereador é fiscalizar e legislar. Bonito de ouvir. Pena que, paradoxalmente, na própria sessão (e na anterior também) não havia um único projeto de lei, nem mesmo dela.
Assim terminou mais uma quarta-feira legislativa em Aldeias Altas: muitas palavras, nenhuma ação e uma emoção digna de novela mexicana, disparada não por ideias, mas por promessas de caminhonetes.
“Faz parte do jogo” por que palavra e pagamento se tornaram a mercadoria mais rara da política?
Data: 25/11/2025 14:17
Continuar lendoEnquanto nada se vota, Luciano se emociona na Câmara com as falas do governador do MA
Data: 24/09/2025 23:18
Continuar lendoData: 04/09/2025 13:54
Continuar lendo